Oclusão

É a área da medicina dentária responsável pela prevenção e diagnóstico (em casos tardios) das disfunções temporomandibulares (DTM) e alterações oclusais.
Atualmente há muitos casos de doentes com DTM em que os principais sintomas referidos são otalgia, dor nos músculos da face, estalidos, cefaleias, entre outros. Para além disso, existem estudos que referem que uma má-oclusão pode interferir com as postura e consequente problemas da coluna cervical e lombar.
Assim, é cada vez mais importante a interação entre as várias especialidades da medicina dentária como ortodontia e medicina dentária generalista de modo a corrigir a oclusão, ou seja, a forma como o maxilar superior “encaixa” no maxilar inferior e, também, com as especialidades médicas como otorrinolaringologia (para despiste de problemas do ouvido), cirurgia maxilo-facial e fisitria (para tratamentos que possam aliviar os sintomas referidos pelos doentes).
Esta interação permite avaliar e aplicar a terapia mais adequado em cada caso clínico.

Objetivos da equipa médica JS Clínica:

– Prevenir e diagnosticar as DTM, problemas oclusais e ortognáticos;
– Corrigir os problemas oclusais através da ortodontia;
– Interagir com as várias especialidades da JS Clinica como otorrinolaringologia, osteopatia, fisiatria, medicina geral na avaliação e discussão da terapia a usar nos casos de DTM.